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domingo, 16 de outubro de 2011

OBJETIVOS DE PROJETO DE ENSINO MÉDIO NO CAMPO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NO ESTADO DA BAHIA


Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica

        PROJETO DE ENSINO MÉDIO NO CAMPO COM INTERMEDIAÇÃO TECNOLÓGICA
NO ESTADO DA BAHIA

2. OBJETIVOS
n  2.1 Geral
n  Assegurar prioritariamente a jovens e adultos que moram e trabalham no campo, o acesso, a permanência e conclusão do ensino médio possibilitando o acesso a outros conhecimentos globais, tecnologias e à concepção de desenvolvimento sustentável com enfoque nos territórios.

n  Implementar uma política pública de oferta de ensino médio para populações que vivem no campo tendo a intermediação tecnológica como metodologia;
n  Elaborar uma proposta político pedagógica específica para o programa que respeite os saberes e a cultura local tomando como referência os princípios político-pedagógicos que orientam a concepção de Educação do Campo;

n  2.2 Específicos
n  Estruturar e/ou adequar os espaços escolares existentes para a intermediação tecnológica, visando atender à demanda por ensino médio no campo;
n  Promover formação inicial e continuada para a equipe de trabalho com base no desenho teórico-metodológico do programa.

n  IMPLANTAÇÃO DO PROJETO
ü  A SEC oferecerá o curso de Ensino Médio em três séries, utilizando recursos tecnológicos como forma de abordagem metodológica, respaldado por um projeto político pedagógico que considere o exercício da cidadania num ambiente de diversidades e o mundo do trabalho.

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Princípios
n  A escola formadora de sujeitos, articulada a projeto de emancipação humana
n  A valorização dos diferentes saberes no processo educativo
n  A compreensão dos tempos-espaços de formação dos sujeitos da aprendizagem

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Princípios
n  A escola vinculada à realidade dos sujeitos
n  A autonomia e colaboração entre os sujeitos do campo e o sistema nacional de ensino e aprendizagem
n  O trabalho como princípio educativo
               
 PROPOSTA CURRICULAR
                DIRETRIZES ORIENTADORAS
n  - Garantia do acesso e permanência no Ensino Médio por meio da oferta de  Educação com qualidade;
n  - Desenvolvimento do currículo com base na singularidade dos sujeitos do campo e nas especificidades de identidades;

PROPOSTA CURRICULAR
                DIRETRIZES ORIENTADORAS
n  -Adequação de estruturas curriculares à natureza do sujeito do campo, às  características  do trabalho na zona rural e suas tecnologias e a outras estruturas tecnológicas no   desenvolvimento da aprendizagem.

ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA CURRICULAR
n  Eixos Norteadores
Trabalho – Diversidade -Cidadania
Áreas do Conhecimento                                        1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
  2. Ciências Humanas e suas Tecnologias.
  3. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias.

n  A parte diversificada do currículo será composta pelas disciplinas:
      Língua Estrangeira Moderna (Inglês), com carga horária de 240h
     Disciplinas específicas (de acordo com o Arco de Produção) com carga horária de 120 h, totalizando.
                Totalizando 3.000 h

n  DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CURRICULO
n  ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO PEDAGÓGICA
   - Biblioteca  básica (física e virtual) com acervo especializado nas áreas e disciplinas do Ensino Médio e de Educação do Campo;
   - Videoteca com acervo especializado nas áreas e disciplinas do Ensino Médio e  de  Educação do Campo e com temas diversos;

n  DESENVOLVIMENTO E ORGANIZAÇÃO DO CURRICULO
n  ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE PRODUÇÃO PEDAGÓGICA
   - Microcomputadores (mínimo de 06 por espaço de produção pedagógica), com conexão a Internet;
   - Impressora Laser-Multifuncional (mínimo de 03 por espaço de produção pedagógica);
   - Televisor 50` LCD e equipamento DVD (mínimo de 01 por espaço de produção  pedagógica).

n  ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
n  Biblioteca básica (física e virtual) com acervo especializado nas áreas e disciplinas do Ensino Médio e de Educação do Campo;
n   Videoteca com acervo especializado nas áreas e disciplinas do Ensino Médio e de Educação do Campo e com temas diversos;

n  ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM
n  Microcomputadores (01 por espaço de produção pedagógica), com conexão a Internet;
n  Impressora Laser-Multifuncional (mínimo de 02 (duas) por espaço de produção pedagógica);
n  Televisor 37` LCD e equipamento DVD (mínimo de 01 (um) por espaço de produção pedagógica).

EQUIPE DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
                Composta por e dos professores especialistas nas diversas áreas e respectivas disciplinas do Ensino Médio, com conhecimentos básicos sobre as questões da Educação do Campo, e por técnicos da Secretaria da Educação.

                AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
   
Dimensão processual contínua e
formativa
Avaliação como elemento
integrador entre a aprendizagem e
o ensino

                AVALIAÇÃO DO PROJETO
               
Será constituída uma comissão de
educadores, composta por representantes da Coordenação de Ensino Médio, da Coordenação de Educação do Campo, da Coordenação de Avaliação para discutir, acompanhar e avaliar o desenvolvimento deste projeto.

EQUIPE DE ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
                Composta por e dos professores especialistas nas diversas áreas e respectivas disciplinas do Ensino Médio, com conhecimentos básicos sobre as questões da Educação do Campo, e por técnicos da Secretaria da Educação.
                AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
          Dimensão processual, contínua e formativa
          Avaliação como elemento integrador entre a aprendizagem e o ensino
                AVALIAÇÃO DO PROJETO
                Será constituída uma comissão de educadores, composta por representantes da Coordenação de Ensino Médio, da Coordenação de Educação do Campo, da Coordenação de Avaliação para discutir, acompanhar e avaliar o desenvolvimento deste projeto. 

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